Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Notícias

Falta de profissionais de vendas é gargalo para crescimento de empresas
10/01/2012

Levantamento da ManpowerGroup mostra que 57% dos empregadores brasileiros encontram dificuldade de achar trabalhadores. Vagas para representantes de vendas ocupam a segunda posição entre as mais difíceis de preencher.

Para Gilson Cabalheiro, diretor da Cabalheiro Consultores – empresa especializada em recrutamento somente para área comercial –, não há mão-de-obra específica. Os vendedores são formados na prática, o que leva tempo.

Destaca ainda que não existem cursos técnicos para formação de vendedores. Os poucos cursos na área são caros, conta Cabalheiro. Fica difícil para as empresas, que precisam de profissionais de vendas para conquistar mais clientes.

- As mais bem sucedidas são aquelas que investem no recrutamento e seleção do perfil certo e no seu constante treinamento e aperfeiçoamento.

Mas ele destaca erros graves.  

- Se passa a diminuir muito os pré-requisitos e forçar um perfil, como achar que uma pessoa comunicativa, somente por essa característica, pode ser um bom vendedor.

Outro equívoco é crer que um bom técnico, por entender bastante do produto, será um bom vendedor.

- Acaba não dando certo como vendedor. A empresa perde um excelente técnico e ganha um vendedor ruim. No fim das contas, acaba perdendo tudo.

 

Acessos ao site: 924979