Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

SEMESTRE AQUECIDO
30/08/2010

Maiara Tortorette

Se é fato que o mercado de trabalho apresenta momentos de alta e baixa ao longo do ano, o segundo semestre costuma ser uma das épocas mais aquecidas. Além dos diversos programas de estágio e trainee, normalmente abertos pelas empresas, e do grande número de novas vagas criadas já em função do pré-aquecimento de produção e comércio para as festas de final de ano, o período parece ser mesmo privilegiado no calendário econômico e corporativo.
Para Lucio Tezotto, gerente de atendimento da Catho Online, este período de alta no meio do ano passou a acontecer de tempos para cá, uma vez que antes apenas o início do ano era visto como mais promissor. Para ele, alguns fatores tiveram grandes influências, como a competitividade das empresas, o final do período de férias e até mesmo o fechamento de balanços, já que muitas empresas passaram a adotar modelos internacionais em que o ano fiscal tem início em julho e o fechamento em junho do ano seguinte. “A consequência disso é que, além de mais investimentos em infraestrutura e compra de maquinários e recursos, temos as contratações de profissionais para aplicar tudo isso. Ou seja, passamos a perceber um aquecimento do mercado também nesta época do ano”.
De acordo com dados do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada, o ano de 2010 teria uma projeção de que fossem gerados aproximadamente 2 milhões de novos postos de trabalho , ou seja, o dobro dos 995 mil criados em 2009. E esta realidade está bastante próxima, se levarmos em conta que o segundo semestre está apenas começando.
“A expectativa é de que este segundo semestre seja bastante aquecido, principalmente para a indústria automotiva, montadoras e autopeças. Bens de capital também já tiveram um crescimento considerável, assim como bens intermediários e bens de consumo”, afirma Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil. Para ele, é possível notar que realmente está acontecendo um movimento de manutenção da tendência que costuma acontecer todos os anos, de ser, o segundo semestre, mais forte em termos de contratação do que outras épocas do ano.
Sendo assim, é importante que os profissionais aproveitem o período para se preparar e se candidatar às oportunidades de emprego.
O grande número de vagas desperta ansiedade nos profissionais que procuram se candidatar ao maior número possível de oportunidades. No entanto, muito mais do que “atirar para todos os lados”, estar preparado e ter um foco bem definido é que realmente irá passar confiança ao selecionador e garantir uma recolocação no mercado.
O primeiro passo é elaborar um currículo adequado, de forma clara e sucinta. Algumas empresas recebem muitos currículos, portanto, um documento objetivo, contendo apenas as informações necessárias, pode chamar mais atenção. Além disso, utilizar classificados online, como a Catho Online, para otimizar o tempo e ter acesso a mais vagas também é uma excelente opção.
Segundo o Dr. Alexandre Moraes e Souza, do escritório de advocacia Moraes & Souza, esta época também garante boas chances para profissionais sem experiência, mas o importante é apresentar qualificações. “Uma boa colocação no mercado de trabalho, mesmo se tratando de trabalho temporário, requer uma formação profissional relacionada à área, mesmo que seja um curso técnico”, afirma. “Cabe ressaltar que muitas empresas também procuram pessoas sem experiência, o que pode ser um bom índice para garantir um aprendizado, já que desta forma treinam desde o início o trabalhador, segundo a filosofia e valores da própria instituição”.
Aspectos comportamentais também passaram a ser relevante dentro dos processos. “É o famoso CHA: conhecimento, habilidade e atitude”, afirma Fernando. “O profissional pode ter um excelente capital de formação e informação, mas se no processo de avaliação o selecionador perceber que ele não tem muito a ver com a cultura, os valores e características da empresa, este candidato provavelmente não será contratado.
Independente do aquecimento ou não do mercado, o fato é que um profissional que está em busca de uma oportunidade de emprego, não deve descansar, qualquer que seja a época do ano, até conseguir o emprego desejado, garante Lucio. “O importante é encarar a busca por uma oportunidade de emprego como um trabalho. Deve se organizar, separar algumas horas no dia e caprichar na elaboração do currículo”, finaliza.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 403ª Edição

 

Acessos ao site: 1005690