Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

Produtividade dos funcionários: 5 dicas para melhorar
17/12/2018

By Leonardo Barros - tangerino.com.br

Como anda a produtividade dos funcionários de sua empresa? Sabemos que ter uma equipe que consegue realizar suas atividades com qualidade e dentro do prazo é o objetivo de toda organização.

Para conquistar um time de colaboradores com alto desempenho, engajados e motivados, é necessário prestar atenção em alguns aspectos e investir em detalhes que podem fazer toda a diferença.

Para facilitar essa tarefa, trazemos 5 dicas para melhorar a produtividade dos funcionários (colaboradores) de uma empresa. Confira!

1. CONTROLE O TEMPO DE TRABALHO E DESCANSO

Engana-se quem pensa que produtividade está relacionada com horas ininterruptas de trabalho. É essencial que haja um bom controle do tempo de trabalho e de descanso dos funcionários. A produtividade dos funcionários esta diretamente ligada a sua condição mental de descanso adequado.

Perder o horário de almoço para adiantar tarefas, fazer horas extras ou levar trabalho para fazer em casa após o expediente podem ser atitudes extremamente prejudiciais, tanto para a produtividade quanto para a saúde dos colaboradores.

Por mais contraditório que possa parecer, pausas regulares favorecem a concentração. O profissional que permanece muito tempo trabalhando em uma mesma tarefa sofre um declínio em seu desempenho.

Pensando nisso, pequenos intervalos entre tarefas longas ajudam a manter o desempenho constante. O recomendado é que sejam feitas pausas de aproximadamente quinze minutos a cada uma hora e meia de trabalho ou de meia hora a cada duas horas seguidas de atividades.

O colaborador não deve se submeter a longos períodos de atividades exaustivas e deve parar quando perceber que não está rendendo como deveria. O intervalo serve para aliviar a tensão e recarregar as energias, promovendo mais qualidade e produtividade em seguida.

2. VALORIZE A COMUNICAÇÃO PARA OTIMIZAR A PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS

Uma boa comunicação entre os líderes e seus subordinados é imprescindível para a produtividade da equipe.

O primeiro passo é garantir que os princípios e os valores da empresa sejam transmitidos com clareza a cada colaborador. As metas e os objetivos, bem como as estratégias para alcançá-los, também precisam chegar ao conhecimento de todos.

É importante abrir canais de comunicação para que a equipe tenha acesso à liderança e possa ser ouvida. A relação deve ser de confiança e os funcionários precisam saber que podem contar com o suporte de seu líder.

A criação de laços promove lealdade e cooperação, o que, consequentemente, resulta em mais produtividade.

Por fim, é de suma importância que haja um sistema de feedbacks eficaz dentro da organização, tendo em vista que a liderança precisa saber como fornecê-los e recebê-los.

Ouvir a opinião dos colaboradores sobre o que precisa ser melhorado na empresa é uma forma de valorizá-los e motivá-los. Já fornecer informações sobre seu desempenho serve para apontar como eles podem ser mais eficientes e produtivos, por exemplo.

3. INVISTA EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Cada colaborador tem conhecimentos e habilidades específicas e é fundamental que a empresa invista em aprimorá-los. O primeiro passo é identificar e entender as competências dos membros da equipe para que elas possam ser aperfeiçoadas.

Programas de capacitação e desenvolvimento servem para garantir máxima eficiência no trabalho. Mesmo os funcionários mais experientes precisam passar por reciclagens.

Especialmente quando novos recursos e ferramentas, como softwares e programas, são implantados, a equipe precisa ser treinada para que saiba tirar o máximo proveito deles, executando suas tarefas de uma forma ainda melhor.

Usar a tecnologia a favor do trabalho da equipe é uma ótima forma de aumentar a produtividade dos funcionários.

4. GARANTA BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA

Atualmente, as pessoas estão mais atentas e preocupadas em ter qualidade de vida e não apenas um emprego que garanta um salário ao fim do mês. Por causa disso, as empresas também precisam se atentar para garantir bem-estar aos seus colaboradores.

Uma pesquisa do clima organizacional na empresa é uma ótima ferramenta de identificar quais são os fatores que afetam a satisfação e o bem-estar da equipe.

A partir do entendimento das expectativas e das necessidades dos funcionários, é possível criar programas de melhoria em sua qualidade de vida. Ações simples, como maior flexibilidade nos horários de entrada e saída dos colaboradores, já podem ser um grande incentivo para aqueles que consideram importante conseguir buscar os filhos na escola, por exemplo.

Incentivar os colaboradores a terem um hobby também é uma forma de estimular seu bem-estar. Possibilitar que consigam tempo fora do expediente para praticar um esporte, ler um livro ou realizar outras atividades que dão prazer é uma forma de demonstrar respeito e cuidado. Essas práticas revigoram o físico e a mente, elevando a produtividade dos funcionários e a motivação.

5. ELABORE PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO E INCENTIVO

Muitas empresas têm apostado na meritocracia como modelo de remuneração e incentivo. Com ele, o funcionário ganha de acordo com o seu desempenho e aqueles que se destacam são reconhecidos.

Essa é uma maneira de motivar os colaboradores a batalharem por seus objetivos e favorecer uma boa performance da empresa.

Atualmente, existem diversos programas de incentivo que vão além de bonificações em dinheiro. O resultado é uma equipe que desempenha melhor suas tarefas e, mesmo que indiretamente e não imediatamente, aumento nos lucros da organização.

É possível implantar dois tipos de premiações diferentes dentro da empresa com o propósito de motivar e aumentar a produtividade dos funcionários:

Em grupo

Esse é um modelo simples de bonificação e que é considerado bastante justo, pois não há apenas um favorecido.

Um exemplo é oferecer um churrasco aos integrantes da equipe que conseguiu bater determinada meta. Além de demonstrar aos funcionários que seus méritos são reconhecidos, é uma forma de promover encontros fora do ambiente de trabalho e estreitar laços.

Individualmente

Recompensas individuais podem ser simples, mas são bastante eficazes. Reconhecer o bom desempenho de um colaborador que se destacou fazendo um elogio diante de todos os outros colegas já é suficiente para demonstrar como cada um é valorizado.

Outra opção é premiar o melhor funcionário do mês com um dia de folga ou, ainda, presenteá-lo com uma nova experiência, como um dia em um SPA ou um jantar em um bom restaurante. O resultado desse tipo de ação é um funcionário mais motivado e, consequentemente, mais produtivo.

Viu como alguns ajustes e estratégias tornam possível melhorar a produtividade dos funcionários? Experimente essas dicas e confira como a equipe alcançará ótimos resultados.

 

Acessos ao site: 941236