Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

A origem da motivação
09/11/2018

Há uma frase antiga segundo a qual “motivação é uma porta que só abre pelo lado de dentro”.

A motivação tem um nível de subjetividade, e isso significa que ela parte do sujeito. Nós, às vezes, dizemos: “Eu preciso motivar a minha equipe”, “devo motivar as pessoas”, “tenho que motivar meus filhos”…

É necessário entender que, embora a palavra “motivação” signifique mover, movimentar, fazer com que haja o ponto de partida para algo, ela é um estado interior.

Não devemos confundir motivação com estímulo! O que um gestor pode fazer, por exemplo, com alguém que trabalha com ele? Pode estimulá-lo, impulsioná-lo, mas não obrigá-lo a fazer algo a partir de uma atitude que deve partir da própria pessoa. O integrante da equipe é capaz até cumprir a ordem, mas não estará motivado. Ele fará como uma tarefa, um dever.

Há uma diferença entre dever e motivação. Para algumas pessoas, o dever é a motivação. Em determinadas atividades, principalmente no campo da saúde, na área militar, no corpo de bombeiros, a própria percepção de dever já é motivação suficiente. Isto é, a ideia de que, se existe uma tarefa a cumprir, ela deverá ser cumprida a qualquer custo.

O lema é “tarefa dada, tarefa cumprida”, de modo que o profissional dessa área enxerga na sua obrigação aquilo que o movimenta por dentro para que dê con- ta da missão de que foi incumbido. Algumas pessoas diriam que cumprir o dever é uma questão de honra, portanto, não há outra estrutura motivacional além dessa.

No dia a dia de outras funções, no entanto, o que motiva alguém a ser professor, empresário, piloto, pai ou mãe? Aquilo que você deseja, que realiza, que o completa, aquilo que permite que você se reconheça. Eu me conheço naquilo que ajo. Motivação é uma atitude interna. Quais são as minhas razões para fazer o que faço? A resposta revelará a fonte da minha motivação.

(...)
Fonte:

**Trecho retirado do livro "Por que fazemos o que fazemos?".

Mario Sergio Cortella

 

Professor, Escritor e Filósofo at MSCortella Consultoria 

 

Acessos ao site: 924988