Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

Motivar só não basta. É preciso mudar as atitudes para vender mais!
15/05/2014

Por: Airton Carlini

Sempre que me solicitam para fazer uma palestra para a equipe de vendas, a iniciativa se dá pelo mesmo motivo. “Precisamos motivar a nossa força de vendas”.

Perfeito. E como acham que vão motivar a equipe de vendas? É sempre a minha pergunta. Claramente as pessoas ficam um pouco confusas não entendendo a resposta. Como assim?

Queremos uma palestra exatamente para isto.

Eu sei disto. Sei das intenções de quem contrata.

O que estou querendo saber é se você acredita mesmo que alguém terá o condão de motivar toda a sua equipe com uma única palestra?

Será que isto é possível? Eu acho que é. Já saí muito motivado de algumas palestras, louco para mudar o mundo, vender mais e mais. Quer saber. É sim. Muito possível.

O problema não é este. A questão é: quanto dura esta motivação?

Este é o ponto.

Motivar por um curto período é fácil.

Difícil é fazer as pessoas mudarem.

Difícil é saber o que aconteceu com as pessoas 30, 60 dias depois de uma Palestra

Motivacional

Elas permanecem motivadas ou estão ainda mais frustradas?

Motivação é algo que precisamos ter todos os dias de nossa vida. Para acordar, sair, trabalhar, estudar, vender, conversar. Para qualquer coisa que se faça é preciso motivação. Precisamos de um motivo.

Se estou com fome, como. Este é o motivo. Se estou com sede, me motivo a beber algo.

O que precisa nos motivar a ir trabalhar e fazer o melhor que pudermos é exatamente o motivo que nos leva a ir trabalhar todos os dias. Complicado? Não. É simples. Não existe motivador no mundo capaz de fazer você se motivar se detesta o que faz. Se não faz por amor.

Com vontade. Por prazer.

Já sei. Neste momento estão pensando que a motivação se dá por dinheiro. Todos dizem isto. “Equipe de vendas só se motiva por dinheiro”. Este é o chavão mais ouvido em toda área de vendas.

Será mesmo? Depende. Você acha que a pessoa mais rica do mundo se motiva por ganhar dinheiro. Eu duvido. O que o motiva é exatamente o prazer de fazer o que faz, todos os dias.

Eu sei que eu, você, todos pobres mortais, nos motivamos a trabalhar para ganhar dinheiro, comprar coisas, pagar contas. Isto já foi e é amplamente difundido, mas acredite, não é só isto. Não mesmo.

Eu só consigo entender que estou motivando alguém quando consigo incutir na pessoa a necessidade de mudar. Mostrar que para mudar é preciso ter atitude, disciplina, vontade e principalmente um motivo que os faça verdadeiramente mudar.

Se você NÃO MUDA, VOCÊ não se motiva. Apenas adia a sua frustração.

Quer vender mais? Então acredite no que faz. Faça com determinação. Faça o melhor que puder. Hoje, amanhã e depois de amanhã. Venda com amor, com paixão. Se você acreditar, as vendas irão fluir naturalmente e você vai poder ganhar mais.

Comece a pensar hoje mesmo e de verdade em como mudar as suas atitudes. Só um detalhe: se você não quiser mudar, palestrante nenhum vai fazê-lo mudar de ideia. Só quem muda de ideia é você mesmo. Mude e venda mais. Muito mais.

Airton Carlini – Consultor associado da Empreenda®, Autor e Palestrante, é expert no tema Change Management, Network, Marketing e Inovação, Excelência em Atendimento, e Serviço. Ministrou Palestras em inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais. Advogado, pós-graduado em Marketing pela ESPM, e especialista em serviços pela FGV. É instrutor certificado em I-Belt – Gestão de Inovação. Formado em coaching e mentoring. É colunista oficial do Blog do Management da EXAME.com onde escreve sobre Change Management.

Fonte: Venda Mais/ Blog Televendas & Cobrança

 

Acessos ao site: 941259