Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

Ambição X Sucesso
21/03/2014

Por Paula Cabral para o RH.com.br

Muito bom este tema, pois eu adoro escrever sobre assuntos polêmicos que despertam as diversas opiniões das pessoas!

Desta vez, pedi para que meus amigos me dessem uma ideia sobre o que escrever e uma grande amiga que tenho e que chamo carinhosamente de Sil, sugeriu que desenvolvesse esse assunto - do jeito que está no título. Então, vamos lá!

Gosto sempre de começar definindo o que é, segundo o "amigo" Aurélio:

Ambição: s.f. Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.; cobiça: só conseguiu ser rico porque sempre teve ambição.

Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão.

Sucesso: s.m. O que está por vir; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: os sucessos da nação.

Qualquer consequência de uma transação, de um negócio, de um projeto etc.: bom sucesso ou mau sucesso.

Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade. Acontecimento, fato, caso, ocorrência.

Conseguir algo de maneira favorável: obter um resultado positivo.

Muitas pessoas se "culpam" por sentir ambição, acham errado, um "pecado" algo que não é saudável. Tudo isso pelo simples fato de focar no negativo, no excesso, esquecendo que para ter Sucesso é necessário se ter Ambição, os dois precisam caminhar juntos. E através de nossas ambições que temos a vontade de Ter, Ser ou Fazer algo a mais que as outras pessoas ou apenas para nos superar!

Ser ambicioso não significa apenas querer Ter coisas materiais como bens, dinheiro etc. Pode significar fazer algo por alguém ou por várias pessoas que te levará até o sucesso pessoal ou profissional. Pode também significar "ser exemplo na vida de outras pessoas". Enfim, poderia ficar escrevendo aqui mil ambições.

Pesquisas mostram o que pensam os estudantes brasileiros da atualidade. Um estudo - que teve um universo composto por 1.406 jovens entre 11 a 16 anos ouvidos em 18 Estados - apontou que 95% acreditam que vencer na vida é fundamental. Isso é bom, dizem os especialistas, desde que ensinado de maneira equilibrada, sem pressões, com base na ética. A pesquisa indicou ainda que, 90% dos jovens colocam, em ordem de importância, vencer na vida na frente dos pais, de se sentir bem consigo mesmo e dos amigos.

Minha intenção é mostrar que tudo que é em excesso é ruim. Contudo, as ambições saudáveis que te impulsionem ao teu sucesso com bases éticas para o alcance de um objetivo maior são incríveis e extremamente essenciais para te levar ao real propósito de vida!

Podemos escolher qual ótica olhar, se vamos focar nossas vidas nos excessos, no negativo, no que nos faz paralisar ou utilizar da ambição positiva, que impulsiona, que caminha de mãos dadas com o sucesso e que é uma peça fundamental que nos fará chegar onde queremos. A ambição é a força motriz para o sucesso, nunca se esqueça disso.

A ambição não é uma característica importante apenas para a vida profissional. Afinal, investir também no lado pessoal é o que garante a felicidade - e não apenas o sucesso. Invista em VOCÊ e uma das dicas que posso te dar é: busque o autodesenvolvimento, quebre suas crenças limitantes, faça coisas diferentes, trace metas de curto, médio e longo prazo.

A minha ambição, por exemplo, posso considerar que é a minha Missão de Vida: ser referência e instrumento de evolução pessoal e profissional na vida das pessoas por meio do desenvolvimento de seus potenciais para alcançarem seus mais profundos sonhos e para obterem uma vida plena e feliz.

Essa é a minha ambição. Esse é e sempre será o meu Sucesso.

E você já sabe qual é a sua ambição? 

 

Acessos ao site: 985452