Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

Coaching Executivo
04/10/2013

Autor: Alfeu Hommers - Consultor Cabalheiro Consultores

No mundo dos negócios, cada vez mais os trabalhadores são contratados para pensar, discernir, planejar, tomar decisões e assumir riscos com mais autonomia. Desempenhar neste ambiente dinâmico de mudanças e incertezas, sob certa pressão por resultados, torna-se o grande desafio dos profissionais do nosso tempo, exigindo um conjunto de competências, além das técnicas.

O Coaching Executivo, uma metodologia utilizada com destaque no mundo empresarial, responde de forma adequada a estes desafios de desenvolvimento dos colaboradores, por abrir um espaço e tempo no qual o profissional é orientado a descobrir recursos internos ainda não explorados.

A abordagem, cria o contexto, apoio, estímulo e inspiração necessários para que a pessoa, como um ser integral, se engaje nos desafios de mudança, para poder corresponder às responsabilidades e desafios acima mencionados, ou para assumir um nível mais alto de comprometimento com pessoas e resultados na sua organização.

O vínculo entre a Estratégia Empresarial e o Processo de Coaching é vital para o sucesso do trabalho de Coaching pois este sincroniza as demandas da empresa com as expectativas pessoais do profissional.

O Coaching Executivo, é uma abordagem individual, personalizada, com tempo de início e fim definidos, respeitando o ritmo pessoal do cliente, que coloca foco nas metas estabelecidas, elaborando atividades e práticas relacionadas às situações concretas de trabalho

A Metodologia é própria para tratar de tópicos de desenvolvimento tais como:

• Habilidades Específicas que um colaborador precisa aprimorar

• Uma ou mais Competências relacionadas com o desempenho de uma função para resultados

• Desenvolvimento Pessoal para assumir novas responsabilidades em nova função

• Tópicos especiais da Agenda de um alto Executivo ou Líder

Benefícios do Coaching

Quais os custos ocultos nas organizações, devido a problemas nas tres competências essenciais que são:

• Aprender - aprender a aprender,

• Relacionar-se - interpessoal-intergrupal e

• Comunicar - assegurar que houve o entendimento correto da mensagem?

A dinâmica do Coaching cobre estas tres dimensões. O exercício do autoaprendizado é inerente ao processo e se dá por experimentação de novas e melhores alternativas aplicáveis aos processos empresariais.

O Relacionamento forma a base de sustentação do Coaching ao longo de todo o programa. O exercício de construção e sustentação do relacionamento entre o Cliente e o Coach é o primeiro e grande aprendizado transferido para as situações de trabalho.

A comunicação clara é praticada e passa a integrar o comportamento pessoal do colaborador.

Os Temas e/ou Metas do colaborador a serem alcançadas no Coaching, se desenvolvem sob o lastro destas tres competências essenciais.

Como resultado, o aprimoramento nestas competências se refletirá nos processos e resultados da organização.

Concluímos que o Coaching pode proporcionar uma oportunidade única de crescimento pessoal-profissional, capacitando o executivo a comunicar e relacionar-se de forma estratégica, a elevar a sua performance para o padrão estabelecido, disseminando no seu raio de influência os novos comportamentos que conduzem a novos resultados.

A prática do Coaching se dá através de sessões periódicas, uma ou duas vezes por mes, normalmente utilizando de 60 a 90 minutos, nas quais diálogos relevantes, reflexões de aprofundamento, comprometimento, criação de alternativas realistas e válidas, planejamento de novas ações, e experimentação caracterizam os trabalhos.

 

A Cabalheiro Consultores está pronta para fornecer informações complementares e conduzir projetos de Coaching Executivo.

Solicite uma apresentação à nossa equipe.

 

Acessos ao site: 1004873