Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

A Empresa, os Resultados e o Coaching
01/08/2013

A  busca por resultados é uma preocupação legítima das empresas pois elas vivem de realizações concretas, dentro de um mercado altamente competitivo, com uma complexidade sempre crescente e sob o impacto de fatores que influenciam os resultados e precisam ser gerenciados.

A Globalização dos Mercados, os avanços da Tecnologia, o Conhecimento do Negócio e a Diversidade são alguns dos fatores críticos nas operações empresariais.
 
Estes fatores combinados, configuram o cenário do mundo dos negócios: competição acirrada, ciclos de mudanças cada vez mais velozes, pressões de várias ordens - de custos a aumento de faturamento, de margens atrativas a gestão de riscos inerentes ao negócio, de rapidez de acesso ao mercado à qualidade de produtos e serviços.
 
Ter um bom desempenho neste ambiente de negócios exige preparo - uma variedade de aptidões conforme o tipo de negócio da empresa.
 
É a qualificação técnica e adaptativa do profissionalque faz a diferença para que a organização atinja os resultados. Há uma crescente procura por profissionais mais orientados  para pensar do que para realizar tarefas rotineiras.
 
O conhecimento técnico garante processos bem desenhados. A competência adaptativa, capacita a interpretar e compreender as situações, a lidar com as mudanças, avaliar riscos e tomar decisões coerentes. As duas se completam.
 
Mas como ter pessoas e equipes qualificadas e capazes de obter e sustentar vantagem competitiva em um ambiente tão desafiador?
 
Com uma cultura empresarial voltada para desenvolvimento de pessoas, clima favorável, alguns investimentos de tempo e suporte dos gestores. Naturalmente, o programa de desenvolvimento deve estar diretamente associado à estratégia empresarial.
 
A comunicação de uma mensagem positiva relacionada a um programa de desenvolvimento é essencial, sendo papel dos líderes e gestores.
 
Um projeto deste tipo, pode contemplar desde os níveis de supervisão até os mais estratégicos, desde o aprimoramento ou desenvolvimento de uma aptidão específica até o preparo de líderes que garantirão a continuidade da empresa.
 
Entre as várias abordagens de desenvolvimento, está o Coaching para Profissionais, Executivos e Líderes. A sua aplicação crescente em nível mundial atesta a sua tremenda validade, provando ser indicado como uma intervenção de alto valor agregado.
 
Sabemos que para fazer a diferença, é preciso ter atitude (a predisposição) orientada para "fazer" algo. E para fazer algo, é necessário "ter" conhecimento e habilidade.
 
O Coaching é uma experiência de autoaprendizado e autodesenvolvimento que engloba as dimensões técnicas e adaptativas, articulando e equilibrando as expectativas pessoais com os desafios e demandas da organização.
 
Caracteriza-se por um processo orientado pelo Coach Executivo, focado nas competências para melhorar o desempenho do profissional, especialmente as competências adaptativas, aquelas que realmente fazem diferença ao lidar com situações desafiadoras e mudanças.
O Coaching propicia que o indivíduo descubra recursos internos ainda não explorados e passe a desenvolvê-los no seu próprio contexto de trabalho, possibilitando um retorno mais rápido de investimentos.
 
Permite ao profissional ampliar a sua visão de mundo e enriquecer a sua capacidade de gerar alternativas válidas e aplicá-las a situações concretas de trabalho.
 
Os processos de Coaching são individuais e desenvolvem ao longo de um período estabelecido com avaliações periódicas de avanços e aprimoramento.
 
O Processo envolve Diálogos estruturados em torno de metas estabelecidas em comum acordo entre colaborador e empresa. Reflexões e Concientização são parte do processo que capacita o colaborador assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento. A elaboração de Planos de Ação (exercícios de aprendizagem) realistas e com foco nos resultados concretos de trabalho seguem entre as atividades do Coaching.
 
A aplicação dos planos com o suporte do Coach e gestores completam as práticas do processo que são periodicamente avaliadas de acordo com critérios pré estabelecidos.
 
O Processo de Coaching Executivo tem começo, meio e fim definidos mas flexíveis em virtude da complexidade das metas, disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizado do cliente.
 
A Cabalheiro Consultores está pronta para uma apresentação mais ampla, estudar a viabilidade e implementar processos de Coaching nas empresas.
 
Alfeu Kommers
Coach Executivo Associado Cabalheiro Consultores

 

Acessos ao site: 963187