Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

Feira do Empreendedor: Fábio Krieger fala sobre tendências do varejo
10/10/2012

Diante das recentes notícias de casos de mau atendimento ao cliente, Krieger bateu muito na tecla deste mal das lojas físicas, que acaba espantando as pessoas, ao invés de atrair mais o cliente para um ambiente em que é possível haver uma interação com o vendedor.
 
Para Krieger, o mau atendimento ou o suporte que não é bem realizado, não seria uma realidade, mas sim uma tendência. O consumidor mobile está muito bem informado do que ele quer comprar no ambiente físico, portanto, a equipe da loja precisaria organizar-se através de um sistema de treinamento constante dos funcionários para que fosse possível dar suporte a este cliente que não somente já sabe o que quer, como conhece o valor médio do produto. Atualmente, se está lidando com clientes muito mais conhecedores e exigentes.
 
O atendimento precisa estar um passo a frente para poder acompanhar as constantes atualizações e realizar um suporte de qualidade. Com dispositivos mobile e através das redes, as notícias correm rápido. É uma falha a loja física achar que está longe desta situação. Como a estrutura  permite que as pessoas experimentem e tenham sensações diferentes da compra online, a postura do atendente é fundamental no momento da venda. A loja também precisa estar equipada para atender as expetativas que o cliente possa ter adquirido ao conhecer a loja online.
 
Quanto ao futuro do varejo, Krieger afirma que, apesar de existir uma variação entre os setores, é esperada uma fusão com a loja física e a online. Nenhum segmento irá deixar de ter esta fusão, sabendo que o investimento em ferramenta virtual é um critério quase obrigatório atualmente.  Portanto, a tendência é de que, quem tem uma loja física, também tenha uma virtual necessariamente. O caminho inverso não se repete: ao mesmo tempo, existem muitas empresas que possuem apenas lojas virtuais e não pretendem migrar para a física.
 
A receita do sucesso é, dentro de cada segmento, a empresa achar seu nicho. É importante que o seu cliente veja e manuseie o produto antes da aquisição ou ele possui o perfil de quem prefere ser servido em casa?
 

 

Acessos ao site: 963153