Conteúdos

 

 

 

 

 

 

Home > Conteúdos

VAI MUDAR DE EMPREGO? DE NOVO?
17/01/2012

Sidnei Oliveira – Click Carreira
 
A mudança é inevitável. Já não há mais desafios, os chefes evitam dar feedback, os benefícios são pequenos, o salário é baixo e uma eventual promoção não deve acontecer, pois é privilégio de poucos protegidos. Diante de um cenário tão ruim e com tantas possibilidades melhores, por que não experimentar um novo emprego?
Já se tornou comum ouvir dos jovens profissionais da Geração Y um ou mais desses argumentos. O discurso está sempre pronto na entrevista de desligamento e parece que nada mais consegue modificar o fenômeno da rotatividade no emprego. Consultores e gestores de RH de diversos segmentos estudam esse cenário, que afeta e compromete uma das principais estratégias de gestão de pessoas: a formação de sucessores.
Os jovens normalmente se desligam reclamando das oportunidades limitadas de desenvolvimento e carreira. O pedido de demissão é justificado pela busca de novos desafios que permitam a eles expor seus talentos, e assim, alcançar o reconhecimento, principalmente financeiro.
É necessário reverter esse quadro promovendo a conscientização dos jovens, pois eles ignoram que esta estratégia é a que mais contribui para que recebam desafios de menor valor. Afinal, que liderança está disposta a permitir que a falta de experiência coloque em risco os resultados?
O jovem da Geração Y precisa entender que, como novato na empresa, não receberá aquele desafio mais complexo, do tipo que afeta de maneira significativa o resultado. Para que isso aconteça, será necessário comprovar sua capacidade por meio do sucesso em desafios mais simples.
Também é na condição de novato que o jovem recebe grandes volumes de atividades. Esse fator muitas vezes é fonte de frustação, mas pode e deve ser considerado como oportunidade de mostrar o verdadeiro potencial.
Deixar o posto de novato deveria ser a estratégia desses jovens profissionais, mas cada vez que decidem mudar de emprego, são tratados como novatos – outra vez.
Quem se habilita a mostrar para eles o que é uma verdadeira carreira profissional?

 

Acessos ao site: 985467